Mantendo a tradição gaúcha, será realizada entre os dias 9 e 13 de abril, a primeira edição da Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul, que será organizada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC). A competição faz parte da classe 2.2 do ranking da União Ciclística Internacional (UCI) e será realizada para atletas das categorias Elite e Sub23.

No total, serão 866 km percorridos pelas cidades de Porto Alegre, Torres, Cambará do Sul, Bento Gonçalves e Nova Petrópolis. A primeira etapa, será realizada no dia 9 de abril, com largada às 9 horas, em frente ao Palácio Piratini, em Porto Alegre, e chegada na Praça XV de Novembro, em Torres, será a mais longa da competição, com 214 km de pedal.

O evento vem sendo ampliado e aperfeiçoado a cada ano como uma das principais provas a serem realizadas no país, que reunirá os melhores ciclistas do Brasil e de vários outros países convidados. Depois de várias edições realizadas, ganhando diversos nomes diferentes, a competição chega em 2014 com uma nova roupagem, celebrando um novo formato e também passando a ser denominada da Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul.
 

 

-
-