Volta Ciclística de São Paulo 2007

Rafael Andriato vence a 4ª etapa da Volta Ciclística de São Paulo

Centenas de moradores de São Carlos foram à Praça Coronel Sales, no centro da cidade, no início da tarde desta terça-feira, para a festa da chegada da quarta etapa da Volta Ciclística de São Paulo e acabaram premiados com uma chegada espetacular. Um grande pelotão atravessou a Avenida São Carlos em velocidade impressionante. O paulista Rafael Andriato, da Memorial-Santos/Fupes/Giant/Vzan/Oakley, foi o vencedor da prova, com o tempo de 6h30min46s, milésimos de segundo à frente do venezuelano Anthony Brea, segundo lugar, e do paraibano Kleber Ramos, da Flying Horse/Caloi/São Bernardo, terceiro.

A liderança na classificação geral prossegue com o catarinense Soelito Gohr, da Scott/Marcondes César/Fadenp/São José dos Campos, seguido do argentino Gerardo Fernandez, da Cesc/São Caetano/Sundown/Nossa Caixa.

Rafael Andriato, de apenas 19 anos, é considerado uma das maiores promessas do ciclismo brasileiro. Com dezenas de vitórias na categoria juvenil, ele começa a somar bons resultados agora também como adulto. No início do mês, por exemplo, ele já havia vencido a primeira etapa da Volta Ciclística do Rio de Janeiro.

“Estou muito feliz com essa vitória, uma das mais importantes da minha vida. Foi uma etapa muito difícil, principalmente por causa da alta quilometragem e do calor, mas minha equipe trabalhou muito bem”, disse o ciclista, que se alimentou com doces, salgados e carboidratos em gel durante boa parte do percurso. “Precisamos de muita energia para pedalar quase 250 km.”

Ganhador de um bonito troféu, em homenagem aos 150 anos de fundação de São Carlos, Rafael admite ter pensado em desistir da briga pela vitória. “Quando faltavam uns 20 km me bateu um desânimo. Pensei que não conseguiria chegar forte. Aos poucos, porém, recuperei a confiança.”

A prova foi marcada por várias tentativas de fuga. Nilton Barroso, da Sales Supermercados/Barbacena, e Maurício Ortega, da Colômbia, conseguiram abrir mais de cinco minutos de vantagem do pelotão principal. Eles se revezaram na frente por mais de 116 km, mas acabaram alcançados pelos demais participantes.

Jornada dupla – Esta quarta-feira será muito difícil para os atletas da Volta Ciclística do Estado de São Paulo. Afinal, eles terão jornada dupla, ou seja, duas provas no mesmo dia. Pela manhã, com largada a partir das 7 horas, com transmissão da TV Globo, será disputado o contra-relógio de 11,3 km no Parque Ecoesportivo Damha, na estrada entre São Carlos-Ribeirão Preto. Os participantes largarão um a um do último para o primeiro colocado e o mais rápido será o vencedor da quinta etapa da competição.

Ao meio-dia, a caravana deixa São Carlos e segue para Ribeirão Bonito, num trecho neutralizado, em que os atletas seguem de ônibus da organização. Serão 46 km de viagem até a Praça Bom Jesus, no centro. Deste local, às 14 horas, os ciclistas largarão para a sexta etapa. Eles pedalarão 116 km até a avenida Nações Unidas, mais precisamente em frente ao anfiteatro de Bauru, local de chegada do pelotão.

“Será um dia cheio e desgastante, principalmente depois de uma etapa longa como foi esta de terça-feira em que os atletas terão pouco tempo de recuperação física”, comentou o técnico José Carlos Monteiro, o Carlinhos, da Scott/Marcondes Cesar/Fadenp/São José dos Campos.

A previsão de chegada dos primeiros colocados do pelotão em Bauru é às 16h45. Apesar do grande esforço, os ciclistas estão bastante motivados porque a competição serve como última observatória para a formação da seleção brasileira que vai participar dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em julho.

Resultados completos da etapa: Clique aqui.

    Com a colaboração: Assessoria de imprensa Yescom.

 

 

Confederação Brasileira de Ciclismo
Avenida Maringá, 627 - Sala 501 - Jd. Dom Bosco - Londrina - PR
Fone/Fax.: (55) (43) 3327-3232

E-mail:
cbc@cbc.esp.br